A condição de “baby blues” está presente em 80% das puérperas, tendo como principais sintomas a irritabilidade, problemas no sono, ansiedade e choro fácil. O quadro tem início 1 a 2 dias depois do parto, resolvendo espontaneamente no período de 10 dias. É mais leve e resolve-se naturalmente nas primeiras duas semanas após o parto. No entanto, quando não cuidado, avança naturalmente para depressão pós-parto.
Baby Blues & Psicose Pós-Parto
É da maior importância ter em conta a existência de outras condições psiquiátricas que fazem diagnóstico diferencial com depressão pós-parto, nomeadamente o “baby blues” e a psicose pós-parto.
A psicose pós-parto é uma entidade pouco frequente (<2 casos em 1000). Esta condição pode surgir nas 2 a 4 semanas que se seguem ao parto. É considerada uma psicopatologia puerperal com maior gravidade que necessita de internamento e distância entre a mãe e o bebé. Os sintomas iniciam-se geralmente com duas noites de perturbações do sono, seguidas de estado confusional, insónia, desorientação, agitação, comportamentos bizarros, alucinação, podendo mesmo ocorrer ideias de suicídio e infanticídio.